sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Configurando cópias sombras no Windows 2008 Server



No fórum do Tecmundo pude encontrar uma boa definição do significado de cópia sombra:

"O Shadow Copies (Cópias de sombra) é um recurso que quando ativado em um volume ou partição ele tira uma foto do estado do volume ou partição. Ele não faz uma cópia ou backup e sim ele registra o estado do volume ou partição. Na verdade ele irá criar várias versões do mesmo arquivo, conforme o agendamento programado."


No fórum do Windows (Technet) achei o seguinte passo a passo ensinando a habilitar e fazer os agendamentos:

  • Clique em Iniciar, aponte para Ferramentas administrativas e clique em Gerenciamento do Computador.


  • Na árvore do console, clique com o botão direito do mouse em Pastas Compartilhadas, clique em Todas as Tarefas e em Configurar Cópias de Sombra.



  • Em Selecionar um volume, clique no volume desejado para habilitar Cópias de Sombra de Pastas Compartilhadas e, em seguida, clique em Habilitar.

  • Você verá um aviso de que o Windows criará uma cópia de sombra agora com as configurações atuais e que as configurações podem não ser apropriadas para servidores com altas cargas de E/S. Clique em Sim se desejar continuar ou em Não se desejar selecionar um volume ou configurações diferentes.
  • Para fazer alterações no agendamento e na área de armazenamento padrão, clique em Configurações.


Para recuperar um arquivo excluído, basta acessar a pasta compartilhada e dar um clique direito com o botão do mouse, selecionar a opção 'Propriedades' e em seguida localizar a aba 'Versões Anteriores'.



Selecione uma das versões gravadas e selecione abrir, a pasta que abrirá será do arquivo no estado da data que foi realizada a cópia, conforme a imagem abaixo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário